Existe diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?
- Luiz Fernando de Lemos

- 18 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Conheça as características de cada tipo de instituição de ensino superior.
No Brasil, existem três tipos de instituições de ensino superior: Faculdade, Universidade e Centro Universitário, segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 e o Decreto nº 5.773 do Ministério da Educação (MEC), de 2006. É comum que elas sejam consideradas sinônimos, mas na verdade não são. Por mais que elas sejam capazes de ofertar cursos de Graduação e Pós-graduação, essas instituições podem ter diferentes atribuições e nem sempre utilizam as mesmas metodologias de ensino.
Entender o significado de cada uma dessas Instituições é fundamental para quem está se preparando para entrar no ensino superior, com base em suas perspectivas de carreira. Se o seu objetivo profissional está na pesquisa e no desenvolvimento, uma Universidade será mais interessante do que uma Faculdade, por exemplo. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o significado de cada um desses termos.
Faculdade
Inicialmente, todas as instituições de ensino superior são cadastradas como faculdades. Geralmente, são especializadas e oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma área específica, como em Saúde, Administração ou Comunicação, por exemplo.
O corpo docente é formado por professores que tenham, no mínimo, uma Pós-graduação. Quando uma faculdade pretende lançar um curso superior, é preciso pedir autorização ao MEC. Ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino.
Universidade
É uma instituição de ensino que deve, obrigatoriamente, oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em todas as áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas. Elas possuem autonomia para criar cursos superiores sem pedir a autorização do MEC.
O corpo docente é formado por professores Mestres e Doutores. As universidades federais são criadas somente por Lei, com aprovação do Congresso Nacional. Já as particulares podem surgir a partir de outras instituições, como os centros universitários.
Centro Universitário
O Centro Universitário é uma espécie de estágio pelo qual uma faculdade precisa passar para se tornar uma Universidade. Entre as exigências para esse tipo de instituição, é que pelo menos um terço do corpo docente seja formado por professores com Mestrado ou Doutorado.
Assim como as Universidades, os Centros Universitários oferecem cursos em diferentes campos do conhecimento e possuem autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior, sem precisar da autorização do MEC.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/existe-diferenca-entre-faculdade-universidade-e-centro-universitario









Comentários